Estou preocupado. A campanha eleitoral deste ano revelou a força de grupos religiosos fundamentalistas.São pessoas que querem o Brasil governado e legislado segundo a ótica teológica de suas igrejas. Pensam,talvez,numa teocracia. Imaginam o país governado por um presidente "evangélico" ou coisa que o valha. Com isso nossa nação corre o risco de se tornar uma república fundamentalista evangélica,à moda das republicas fundamentalistas islãmicas, como o Irã. Muitos são os pastores que se comportam como "aiatolás", influenciando o voto de seus seguidores, destilando veneno contra homssexuais, cultos afros e outras religiões.Já não se contentam mais em pregar a religião deles. Agora desempenham papéis politicos e muitos têm ambição política pessoal.O problema é que a democracia verdadeira precisa cuidar dos direitos das minorias.Zelar por direitos de homossexuais, por exemplo.Erra feio quem pensa que o estado democrático é só decisão e vontade de maioria. Não, não é.Numa democracia legítima as maiorias devem cuidar para que os direitos das minorias sejam respeitados.
É um perigo para a democracia,esses grupos.Representam o partido de "Jesus" contra todos os erros.O que não é bom para a democracia.O estado laico, que tanto defendemos, não pode nem de longe ser dirigido por algum pensamento religioso.Creiam-me:é melhor para a democracia um país ser governado por uma prostituta que por um "santo". O partido dos "santos",historicamente,tem ficado contra a liberdade.Foram os "santos" que mataram Giordano Bruno,Miguel Servet e quase faziam o mesmo com Galileu Galilei. As fogueiras da inquisição estão apagadas graças ao partido dos ímpios, dos barrabás.Se dependessem dos "santos" elas continuariam acesas. Os estados democráticos não foram construídos por santos.Eram deistas e mações aqueles que fundaram os Estados Unidos e fizeram a revolução francesa. É por isso que preferimos Barrabás, para escândalo dos "santos'.É que Barrabás representa oser humano pecador.Ele não pode jogar pedra em prostituta,não pode perseguir homossexuais.Ele tem que ser liberal,aceitar os outros para poder ser aceito."jesus" é o santo.Ele vai querer reformar os costumes,impor sua lei,fazer exigências,perseguir incrédulos,prostitutas,homossexuais.Por isso,para o bem da democracia,não tenho a menor vergonha de gritar: soltem Barrabás!
Daniel Rodrigues
o teu texto esta muito bom, muito original,
ResponderExcluiré bom que tu publique um por semana.
quanto mais artigos mais visitantes no teublog.
obrigado, tiago. minha intençâo não foi magoar religiosos,mas alertar para o mau uso da religião, o que acaba prejudicando a própria religião. neco
ResponderExcluir